- Psi Danielle Bevilaqua
Treinamento em Habilidades Sociais

Tem uma área da psicologia que se dispõe a estudar e auxiliar as relações sociais de uma forma direta. Esta propõe técnicas para que possamos desenvolver mais habilidades sociais. Ou seja, um treinamento!
Existem algumas teorias e propostas para cada problema que podemos ter nas nossas relações sociais. Mas é uma formula mágica? Infelizmente, tenho que dizer: Não!

"Então como funciona?" Você pode estar se perguntando.
Podemos falar, de maneira geral, existem conceitos que são vistos como essenciais na comunicação com o outro. Vamos lá!

Significa de acordo com o dicionário:
faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.).
capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.
Psicologicamente falando... mas de um jeito fácil de entender... se trata de um movimento de colocar-se no lugar do outro, com os valores e visão de mundo deste. Não estou me colocando no lugar do outro quando eu: " Se eu fosse ele nunca iria querer isso" sem tentar entender o que leva a pessoa a este posicionamento.
Sem empatia é impossível ter uma vida social de qualidade!

Significa, também pelo dicionário:
Uma qualidade de quem é assertivo.. que significa:
que faz uma asserção; afirmativo.
LINGÜÍSTICA em que o locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; declarativo.
PSICOLOGIA que demonstra segurança, decisão e firmeza nas atitudes e palavras.
Traduzindo de uma forma fácil de entender, o posicionamento assertivo de uma pessoa se relaciona com uma não agressividade na fala, gestos, atitudes e comportamentos. Com também não significa uma passividade frente ao outro. Estamos então diante de um sujeito que coloca o que pensa, sente ou deseja de forma clara e não agressiva.
Com assertividade você se posiciona de modo mais consciente dos resultados de suas ações!
E com estes estudos o mais interessante foi descobrir que podemos mudar sim! Como aprendemos a falar, a andar... aprendemos a nos relacionar, seja por identificação de um modelo ("falo gritando, porque toda minha família é assim") ou por falta de modelos diferentes ("nunca vi ninguém interagindo desta forma!!!").
Você pode aprender a se relacionar de outra forma! Tentando colocar em prática ensinamentos de uma palestra em Treinamento de Habilidades Sociais, por exemplo. Assim como a sua psicoterapia também pode ter conteúdos destes que lhe ajudam a ter uma comunicação mais eficiente, no sentido de passar o recado que você realmente quer dar!