Buscar
  • Psi Danielle Bevilaqua

Treinamento em Habilidades Sociais


Já pensou? Vamos conversar a respeito!

Tem uma área da psicologia que se dispõe a estudar e auxiliar as relações sociais de uma forma direta. Esta propõe técnicas para que possamos desenvolver mais habilidades sociais. Ou seja, um treinamento!


Existem algumas teorias e propostas para cada problema que podemos ter nas nossas relações sociais. Mas é uma formula mágica? Infelizmente, tenho que dizer: Não!



"Então como funciona?" Você pode estar se perguntando.

"Então como funciona?" Você pode estar se perguntando.











Podemos falar, de maneira geral, existem conceitos que são vistos como essenciais na comunicação com o outro. Vamos lá!



EMPATIA


Significa de acordo com o dicionário:

  1. faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.).

  2. capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.

Psicologicamente falando... mas de um jeito fácil de entender... se trata de um movimento de colocar-se no lugar do outro, com os valores e visão de mundo deste. Não estou me colocando no lugar do outro quando eu: " Se eu fosse ele nunca iria querer isso" sem tentar entender o que leva a pessoa a este posicionamento.


Sem empatia é impossível ter uma vida social de qualidade!



ASSERTIVIDADE


Significa, também pelo dicionário:


Uma qualidade de quem é assertivo.. que significa:

  1. que faz uma asserção; afirmativo.

  2. LINGÜÍSTICA em que o locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; declarativo.

  3. PSICOLOGIA que demonstra segurança, decisão e firmeza nas atitudes e palavras.

Traduzindo de uma forma fácil de entender, o posicionamento assertivo de uma pessoa se relaciona com uma não agressividade na fala, gestos, atitudes e comportamentos. Com também não significa uma passividade frente ao outro. Estamos então diante de um sujeito que coloca o que pensa, sente ou deseja de forma clara e não agressiva.


Com assertividade você se posiciona de modo mais consciente dos resultados de suas ações!



E com estes estudos o mais interessante foi descobrir que podemos mudar sim! Como aprendemos a falar, a andar... aprendemos a nos relacionar, seja por identificação de um modelo ("falo gritando, porque toda minha família é assim") ou por falta de modelos diferentes ("nunca vi ninguém interagindo desta forma!!!").



Você pode aprender a se relacionar de outra forma! Tentando colocar em prática ensinamentos de uma palestra em Treinamento de Habilidades Sociais, por exemplo. Assim como a sua psicoterapia também pode ter conteúdos destes que lhe ajudam a ter uma comunicação mais eficiente, no sentido de passar o recado que você realmente quer dar!


0 visualização

© 2018 by Danielle Bevilaqua, Psicóloga & Psicanalista